O poder da Liberdade

liberdade

 

Hoje estava assistindo um vídeo sobre um aquário gigantesco que tem no Japão e fiquei admirando como é lindo ver aqueles peixes nadando, de várias cores, modelos e formas diferentes de nadar. Por alguns instantes fiquei imaginando como é maravilhoso ser livre para nadar e aí cai na real que, para os seres humanos fora do aquário, é lindo e passa uma sensação de liberdade, mas para os peixes la dentro, é uma falsa liberdade.

Eles só podem ir até os limites do aquário e pronto. Quem está de fora, vendo esse lindo aquário e os peixes, fica admirado, mas se nos colocarmos na posição dos peixes, estaremos nos sentindo presos, sem liberdade de escolha, sem a possibilidade de poder escolher em quais águas nadar.

Outro dia assisti também outro vídeo de uma jovem Cubana que foi morar no Brasil e ela começa a descrever sua experiência ao chegar no Brasil e as diferenças do país de origem dela, Cuba com o Brasil. No início do vídeo, pensei que ela iria falar sobre política, mas das muitas coisas que ela disse, uma me marcou bastante. Ela disse que o que mais a deixou chocada com a vida no Brasil foi quando ela estava na escola e ao ouvir o professor ensinando, os alunos poderiam emitir sua opinião sem nenhum problema; e que não teriam a obrigação de concordar com a do professor, caso não quisesse.

Ela disse que em Cuba seria impossível de acontecer o mesmo como no Brasil, devido ao regime comunista que eles vivem lá, que pregam igualdade, mas cerceiam a liberdade das pessoas, de se expressarem suas opiniões.

Eu estou morando nos EUA e agora entendo de alguma forma, o que é ter o seu direito limitado, pois estou com um visto que não me permite sair do país sem que eu tenha que obter outro visto, e como o processo é difícil para obtenção de visto, acabamos nos submetendo a essa “prisão”.

Além disso também as vezes somos constrangidos a ter uma visão diferente das coisas, por que no lugar onde se estar, tem um pensamento diferente, uma visão diferente, uma teologia diferente e as pessoas se acham no direito de te discipular como eles acham certo. Isso para mim é uma forma de tirar minha liberdade de pensamento, de me colocar em um grande aquário e achar que porque o aquário e novo, bonito, espaçoso é o melhor para minha vida.

A moça que saiu de Cuba para morar no Brasil disse que o que ela mais amou no Brasil foi ter a liberdade de poder fazer o que quer, falar o que pensa, comer o que quer, comprar o que deseja. Ela deixou uma palavra de encorajamento dizendo que “o mais importante que temos na vida é a liberdade e que você nunca abra mão dela”.

Deus nos deu o livre arbítrio, o poder de escolha, a nossa melhor arma para mudar de vida em diversas situações da vida. Eu vou sempre lutar pelo meu poder de escolha, pela minha vontade própria e também pela liberdade do meu próximo. Não é só meu time que sabe jogar, não é só minha igreja ou religião que é a melhor no mundo. O mundo não é feito para uma só pessoa, o mundo não tem dono, então cada um use a sua liberdade, suas escolhas como queiram e assumam as suas consequências.

Não se empolgue com águas bonitas, com ornamentos novos, caros, com bomba de oxigenação de última geração, pois as paredes do aquário começam mais à frente.

Lute pelo que você acredita, pois só assim vão dar credito ao que você pensa e um dia o mundo pode ser diferente.

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36

Joberson Lopes, Chico 05 de outubro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s