Oração pode muito em seus efeitos

oracao

O medo pode ser sentido no ar como um perfume, em situacoes dificies. O medo de morrer é ainda mais perceptivel do que o medo de perder dinheiro, medo de nao passar no teste de motorista, o medo de nao ser aprovado em um concurso e por ai vai.

Medo destroe o homem, o medo enfraquece, o medo envergonha, o medo desquilibra, o medo paralisa, mas o medo também cuida de ti… tudo vai depender da intesidade desse sentimento tao desequilibrante.

Eu nao sou muito aventureiro, nao gosto de me expor ao perigo, em aventuras que possa me causar dano, pelo simples fato de que sou medroso para algumas coisas e nao preciso e nem quero  provar o contrario para ninguem e acho que estou resolvido com isso.

Essa semana tivemos aqui na Jocum Chico, onde eu trabalho, um grupo de adolescentes que vieram nos visitar e passar uma tarde conosco, e como muitos adolescentes sao aventureiro, gostam de viver a vida em risco, acham que se arriscar é ser mais homen, nós levamos eles para conhecer uma das piscinas naturais que temos dentro da propriedade da Jocum a pedido deles, mas por seguranca tivemos que ir acompanha-los nessa aventura.

O caminho que leva ate essas piscinas é muito complicado de se passar, tem muitas rochas de larvas de alguma erupcao de antigos vulcoes e essas enormes rochas, estao por quase todo o  percurso ate a piscina natural, entao temos que escalar essas rochas que estao dentro do rio.

O grande problema é que sao rochas muito escorregadias, quando sao molhadas, e alguns trechos da caminhada é por dentro do rio, entao temos que molhar nossos tenis e na hora de subir de volta nas rochas é onde mora o perigo, pois fica como um sabão, bem escorregadia.

Um dos nossos obreiros, era um cara de uns 40 anos, com cerca de 1.90 de altura e pesando algo em torno de 130kg ou mais e nessa caminhada,  esse obreiro escorregou e caiu duas vezes e caiu entre pedras grandes e se machucou na primeira queda, mas na segunda queda, apesar de ter caido dentro da agua, era  um lugar estreito, profundo e ele ja estava exausto e com muito medo… eu quase poderia sentir  o medo, quase poderia ver o medo dele, e o meu também.

Nós eramos 4 adultos, mas só eu e outro ficamos para ajudar, porque o outro obreiro precisou cuidar dos adolescentes e tivemos que passar uma seguranca para os adolescentes que estava tudo bem, apesar de nosso amigo esta no fundo da agua entre as rochas.

Eu fiquei muito preocupado com esse obreiro, pois sabia que se ele desistisse de tentar sair daquela situacao, ele iria morrer, porque 2 pessoas nao conseguiria tirar ele dali,  sem a ajuda dele mesmo ou  iriamos precisar de socorro dos bombeiros.

Quando iniciamos os procedimentos de resgate, tentamos de algumas formas puxa-lo para fora, mas sem sucesso e ele estava ficando mais cansado, e mais com medo… Eu estava concentrado em tentar ajudar, buscando uma solucao para ele e em meio ao medo e a necessidade, Deus falou em meu coracao: ORE!

No mesmo instante falei para o meu amigo que estava na agua e o outro que estava ajudando no resgate, vamos orar, pois só Deus pode nos ajudar. O amigo que caiu, disse com muita esperanca, vamos orar sim. Eu orei, pedi a Deus por força para o meu amigo e por sabedoria, para que pudessemos tira-lo dali rapido. Assim que terminei a oracao, o homem que estava triste, com medo, sem força dentro do buraco com agua ate o pescoco, comecou a tatear as paredes, e achou um local na rocha, que era como uma escada, pouco abaixo da superfícei da agua, entao ele colocou o pé nesse espaco e encostou a bunda e as costas na parede contraria e comecou a sair de dentro da agua.

Nós fizemos uma escada humana, ele se apoio nas minhas pernas e subiu um pouco,eu sai de dentro para dar espaço para ele e nós acabamos de puxa-lo para cima, para fora daquele buraco da desesperanca.

Nunca em minha vida tinha passado por algo assim, e no outro dia conversando com o rapaz que caiu, ele me disse que estava com todo esse medo que descrevi acima, mesmo sem termos falado sobre isso, foi uma das coisas que ele me disse, foi que estava com muito medo, com vergonha, pois um dos adolescentes era o filho dele e a cara de decepção desse jovem era latente para todos, inclusive para o pai.

Aprendi muitas coisas com essa experiencia e uma delas é em reafirmar que continuo tendo medo de me arriscar, nao gosto de colocar minha vida em risco e nao tenho medo de assumir isso, pois eu acredito na prudencia;  outra coisa que aprendi é que está no meu DNA a palavra AJUDAR, pois eu enfrentei meu medo de aventura para ajudar esses garotos a se divertirem e me senti um verdadeiro pastor, buscando sua ovelha que estava caida no buraco ajudando ele a sair de dentro.

Também aprendi que nao posso resistir ao Espirito Santo de Deus, quando ele me diz o que fazer; acredito que aquela oração fez toda a diferenca na vida daquele moço e da minha também, pois ele me disse que só conseguiu achar caminho e sentir capaz de sair de lá, após aquela pequena oração.

O medo é apenas um sentimento, mas pode mudar toda uma historia de vida, dependendo da intensidade desse sentimento. Sentir medo faz parte da nossa existencia, viver sem medo é não gostar da vida, mas não enfretar os nossos medos é se acovardar no conforto da mediocridade.

Joberson Lopes        Chico, California 05 de julho 2015.

Um pensamento sobre “Oração pode muito em seus efeitos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s