Perdendo ou ganhando?


Eu assisti a um filme muito bom, que me fez refletir nas escolhas que fazemos e de como essas escolhas podem influenciar para sempre nas nossas vidas e na vida de muitas outras pessoas que estejam ou estarão próximos de nós.

 Tomar uma decisão, geralmente será muito complicado e difícil para quem normalmente reflete nos passos que toma na vida.
O viver de hoje nos faz está constantemente frente a decisões, pois são tantas demandas nesse mundo capitalista que vivemos e que por ser muito capitalista nos leva sempre a refletir bastante antes das tomadas de decisões, pois qualquer escolha errada pode custar uma vida de sucesso, pode nos levar a uma fila de emprego, pode nos fazer morar em uma favela, pode nos tirar a vontade de viver…
Como é difícil caminhar sem ter um “mapa” da vida para nos guiar qual caminho certo, qual escola colocar os filhos, qual curso superior cursar, qual profissão seguir, qual igreja ir, qual mulher ou homem certo para casar, qual método de educação usar na criação dos filhos?
Acredito que somos frutos de nossas escolhas, pois Deus, ao criar o mundo, deu de presente ao ser humano a livre escolha, o livre arbítrio de seguir o que quiser, andar por onde quiser, comer o que quiser, casar com quem quiser, viver sozinho ou acompanhado, viver ou morrer…
Tudo está em nossas mãos, tudo que possamos ser está nas nossas mentes; Os cemitérios estão lotados de Picassos que não quiseram  pintar, Robertos Carlos que não quiseram cantar, filósofos que não quiseram filosofar, professores que não quiseram ensinar, muitas pessoa que não quiseram escolher o sucesso.
Fazer escolhas é como fechar os olhos e andar, sem ter certeza que o próximo passo vai se firmar em algo.
 Fazer escolhas é andar em fé acreditando que algo vai acontecer, de bom ou de ruim.
Nossas escolhas irão determinar muito do que seremos e de como viveremos.
 Nesse filme que assisti o ator teve que tomar uma decisão muito complicada, e no caso dele foi De-Cisão mesmo, pois ele teve que decepar parte do próprio braço para poder sobreviver e sair da situação difícil ao qual se encontrava, ele teve que perder, para poder ganhar a sua vida.
Quantos de nós muitas vezes temos que cortar algo que vai doer para poder dar continuidade da vida? Quantos iram ter que abdicar de coisas importantes que chega a parece essencial à vida, como um braço?
Admitir a derrota é uma atitude muito difícil, mas muitas vezes temos que admitir que perdemos para dar novos rumos a nossa vida; Admitimos que perdemos para ver o nascimento do novo.
 No filme, um dos motivos que levou o personagem a cortar o braço, foi a esperança de ter um filho, uma família e ter uma nova etapa de sua vida.
 Consegui ver muita coragem na vida desse personagem em reagir a sua situação, e uma reação que o levou a derrota, a perda, mas que concomitantemente o levou a vida, a família, a novos rumos.
Acredito que esse dom que Deus nos deu, de escolha, é um dos melhores presentes que um pai poderia ter dado; Uns escolhem continuar sofrendo, se sentindo coitado, continuar batendo na mesma tecla, nadar, nadar e morrer na praia, isso também faz parte do livre arbítrio.
 Mas outras escolhem a liberdade de mesmo sentindo dor, chorando, gritando, lutando, buscar uma mudança, iniciar um novo capítulo, mesmo que envergonhado com a dor da perda, frustrado em suas expectativas, humilhado, mas com o entendimento que são as escolhas que nos levam a onde estamos.
O nome do filme que assisti chama 127 horas, mas que poderias se chamar, pelo aprendizado que ele expressa: Minha vida, minhas escolhas.

Joberson Lopes,             25 de agosto de 2011.

Um pensamento sobre “Perdendo ou ganhando?

  1. Eu amo escolher com Deus ao meu lado , e vc tb !! Tenho estado feliz por todas as escolhas que realizei e ainda vou realizar… o melhor é ainda ter a certeza que que nossas escolhas são “bem na mira certa”…. ellyda

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s