A Igreja dos meus Sonhos

   

    Quando me converti, inicie uma caminhada de aproximação com Deus e de leitura da palavra dele e um dia me deparei com um texto em Atos dos Apostolos, relatando o inicio da igreja, a chamada Igreja Primitiva e esse texto me deixou muito empolgado em ser Cristão, em fazer parte do corpo de Cristo, como Paulo diz que somos.

    Mas com o passar dos anos indo a igreja e caindo na rotina de ser crente, pude perceber que não parecíamos muito com a igreja primitiva, a nao ser na hora do culto quando iniciava as orações e os irmãos falavam em linguas estranhas e o povo não entendia nada.

    A historia da igreja primitiva é muito inspiradora para um crente novo convertido, mas a caminhada na igreja cristã contemporânea é muito desestimulador em se tratando de pratica do Cristianismo, pois mesmo sabendo que os povos na igreja primitiva tinha uma expectativa errada sobre o tempo da vinda de Cristo, nos empolga a forma como eles repartiam o pão de casa em casa entre os irmãos; É fascinante saber que existiu um povo em um tempo na historia, e em grande quantidade de pessoas, que tinham a generosidade de não deixar seu irmão de fé, seu próximo passando necessidade.

    É interessante ter conhecimento de toda uma igreja com essa forma de agir e não apenas de pregar.

    Não acredito que a motivação deles eram só por que estava esperando a volta de Cristo e não queriam ter mais a propriedade e bens e por isso ajudavam o próximo; Existia vida pratica na pregação dessa primeira igreja, dessa primeira comunidade de cristão e então por isso praticavam a bondade em massa.

    Hoje é conveniente teologizar que a igreja primitiva apenas repartia o que tinha com os que necessitavam, porque tinham a expectativa errada do tempo da vinda de Cristo, isso é um grande argumento para mantermos os nossos bens e conforto bem guardado, essa linha teológica é aceita pela a maioria dos crentes, pois é uma “válvula de escape” para o não cumprimento de nossas obrigações como seguidor de Jesus Cristo.

    Quando eu vi na TV falando sobre a fuga do povo na Somália para se refugiar no Kenya devido as brigas no seu país entre etnias, a falta de alimento, falta de aguá e vendo o povo chegar no campo de refugiado faminto, muitos morrendo desidratado, fico sonhando como a igreja poderia está fazendo a diferença nesses lugares, como a igreja poderia está fazendo parte das missões humanitarias para países como esse ou mesmo quando vejo a quantidade de jovens morrendo na cracolândia em São Paulo viciados em drogas eu sonho olhando para a igreja, pensando em como poderíamos ter vários centros de tratamento de dependentes químicos e não os temos e os que temos, nunca se quer vamos visitar.

        Como eu sonho em ver um dia as construções das igrejas, nao passarem a semana toda fechada sem ter utilidade alguma para a comunidade, mas que fossem um lugar onde poderíamos está desenvolvendo atividades para melhorar a situação da populacao carente, fazendo cursos de capacitaçao profissionalizantes, tendo escolas gratuitas, tendo creches para as mães poderem trabalhar; Um lugar onde o necessitado se sentisse bem acolhido, um lugar onde ele pudesse sentir que não seria desprezado pela sua aparência rota ou pela falta de estudo ou higiene pessoal.

    Como sonho com uma igreja com enormes terrenos, construindo apartamentos e emprestando para os irmãos morarem sem cobrar aluguel até o dia que esses irmãos pudessem juntar o dinheiro da entrada da sua casa própria e não apenas usar os enormes terrenos para terem seus lindos gramados e fachadas admirantes para alimentar os egos pastorais.

     Como eu sonho em ver a igreja ter prazer em fazer o bem ao necessitado sem fazer apologia ao Cristianismo, sem fazer proselitismo a sua denominação. Como a igreja poderia ser mais respeitada e  impactante pelo que pratica e não apenas ser conhecida pelos seus decretos de proibição a todos os atos que lembrem qualquer forma de prazer a vida.

    Como eu sonho em ver a igreja recebendo os pecadores sem os reconhecerem pelo nome de seu pecado, apenas reconhecendo-os e chamando ao arrependimento indistintamente, sem envergonhar ninguém para servir de exemplo a outro.

    Como eu sonho em ver uma igreja sem a legalidade humana com desculpa de santidade…

    Como eu sonho…

    É triste admitir que a igreja dos meus sonhos não se tornará realidade em 99% do mundo na sua forma pratica de servir a Jesus Cristo.

Joberson Lopes, sonhador      21 de agosto de 2011.

Um pensamento sobre “A Igreja dos meus Sonhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s