O Desafio de Amar

Neste tempo que estou em missão integral, trabalhamos quase sempre no ministério de misericórdia, isto é, procuramos conhecer as necessidades do nosso próximo, entender as suas dificuldades e saber como podemos ser úteis; E isto me faz lembrar os rostos das pessoas que ajudamos, mesmo que a ajuda não venha de nós, mas por nosso intermédio, quando vamos dar alguma coisa para elas, seus semblantes expressão esperança, seus olhares expressão profunda gratidão, seus gestos querem dizer “posso fazer tudo que você quiser”.
Quando Jesus diz “Melhor coisa é dar do receber”, nós não temos noção do poder dessa palavra em quanto não passamos a viver ela em atitudes. Ouvir ou ler não tem o mesmo efeito de viver, pois é tão difícil expressar em palavras a expressão, por exemplo, de uma família Africana que nós ajudamos com umas compras de 30 reais, e que ficaram tão gratos, que choravam compulsivamente e os seus olhos brilhavam, seus gestos eram de gratidão eterna.
Algumas vezes eu ouço pessoas dizendo que não temos que fazer assistencialismo, pois isso deixa as pessoas mal acostumadas, e não querem trabalhar só querem ficar recebendo ajuda, etc. Mas eu não creio que isso seja uma regra geral para todas as famílias, pois conheço varias pessoas que ajudamos, que se elas pudessem, não estariam recebendo nada de ninguém, mas as suas escolhas ou a falta delas, as deixaram em situações não tão confortáveis para não aceitar ajuda.
Em quanto eu não chego a uma alta posição financeira (não que eu pretenda) para que possa dar emprego, treinamento profissional as pessoas, ou mesmo conseguir emprestar dinheiro para que elas abram seus próprios negócios, penso que não é de todo mal ajudar sendo assistencialista, pois é gratificante olhar para quem realmente precisa e vê-los aproveitando ao máximo daquilo que você está dando, vê-los alegre com algo, que muitas vezes está ate jogado em um canto da minha casa sem utilidade, e na vida deles, faz toda a diferença.
Ser generoso é um dom que devemos desenvolver a cada dia em nossa vida, pois acredito que não somos treinados a ser assim, eu pelo menos não era assim antes, mas acredito que não conseguirei mais voltar a ser como antes, depois que vi os olhares de moradores de rua recebendo sopa, atenção, agasalho, sapatos, vendo o respeito que pessoas têm por mim, por receber aquilo que eu nem usava mais, ou mesmo poder olhar para o céu e ter um sentimento de dever cumprindo perante Deus.
Eu não faço nada hoje em minha vida, para ser aprovado por Deus, mas me sinto constrangido com o amor de Deus por mim, e isso me motiva a ser generoso com as pessoas, com meu próximo. Generosidade é para com todos que podemos, principalmente para com os de casa, os amigos, os irmãos e os inimigos.
Amar a Deus sobre todas as coisas, penso que está intimamente ligado a amar ao próximo em atitudes, ações praticas, mesmo que isso venha me causar prejuízos, danos, me tomar tempo, mas expressar esse “amar a Deus sobre todas as coisas” é renunciar alguns direitos para alguém.
Ame a Deus sobre todas as coisas, expressando ao seu vizinho esse amor que você tem por Deus, esse respeito a sua palavra em atitude pratica.
Faça um exercício pratico hoje mesmo: vá à casa de seu vizinho e pergunte a ele como você pode ser útil, se ofereça para cuidar de seus filhos enquanto eles vão ao cinema, ofereça-se para limpar sua casa, cortar sua grama, faça um bolo e leve para ele lanchar, sabemos que esse vizinho pode não entender nada desses gestos que você vai fazer, mas faça e se ele lhe perguntar por que disso, diga que você ama a Deus acima de todas as coisas­, e por isso está fazendo algo por quem Deus ama.
E lembre-se ofertar é muito fácil, o desafio mesmo é se ENVOLVER!
Joberson Lopes,    Samambaia 05 de agosto de 11.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s